A Casa da Juventude foi uma conquista para juventude da RMR. O espaço foi utilizado como ponto de encontro para discussões e debates sobre propostas de políticas públicas de juventude, além de atividades culturais e de lazer. A experiência de 2005 foi bastante importante para o exercício da participação juvenil que construiu, através de muitos diálogos com ongs e gestores públicos, a gestão, o funcionamento e o financiamento da Casa da Juventude.

20060504

Carta dos movimentos e organizações juvenis à CSJ - Recife

À Coordenação Geral do Consórcio Recife, Nós grupos e entidades, abaixo-assinadas, vimos através desta carta dar início a um diálogo de extrema importância para a história da juventude pernambucana.
Acreditamos que seja de seu conhecimento o processo de implantação da Casa da Juventude do Recife e que esta construção se iniciou através de diálogos e articulações anteriores a construção do próprio Consórcio Social da Juventude. E que durante mais de um ano de reuniões para se implantar a CSJ Recife, foi resgatada esta discussão sobre a Casa da Juventude do Recife com a participação de representantes de algumas organizações juvenis desta cidade. Que além de acompanhar as reuniões onde discutia-se o Termo de Referência do Consórcio, participaram da elaboração do projeto bem como da implantação e, pós-consórcio, da gestão desta Casa
Sabemos que entre as metas do Consórcio Social da Juventude existe a implantação de um centro de referência de juventude e que além de atender a um percentual das ações do Consórcio deverá estar funcionando também para atender as demandas apresentadas pelos movimentos juvenis existentes.
Houve uma significativa experiência na utilização da Casa da Juventude durante o ano de 2005 por alguns grupos e organizações juvenis, onde dialogando com as antiga coordenação propuseram, para toda a sociedade e sobretudo aos jovens, grande número de atividades que geraram conhecimento, fortalecimento político, entretenimento e renda, nas mais diversas áreas. Atividades em sua maioria autogestionadas pelos próprios grupos juvenis através da confiança e da legitima representatividade intrínsecas na coordenação da Casa da Juventude durante o ano de 2005.
Nosso objetivo maior aqui é de darmos continuidade às ações /atividades interrompidas desde o fechamento da casa, em 30 de dezembro de 2005. Propomos para isto uma reunião com os representantes destes grupos que atuaram na gestão da Casa ano passado com a atual coordenação da Casa da Juventude do Recife para realizarmos planejamento e agendarmos atividades, assim como discutirmos a colaboração e participação desses grupos na gestão desse espaço. Observando e respeitados as demandas programadas para as atividades do CSJ.

Nenhum comentário: